Há tempos eu estou ensaiando começar este post. Eu achei uma boa ideia porque só depois de vir pra cá eu compreendi a diferença entre querer conhecer um lugar e acabar morando neste lugar.
Uma pessoa como eu, que dá muito valor às suas origens, deveria saber disso, mas nada é tão perfeito assim. Sempre foi um grande sonho meu sair do Brasil e conhecer a Europa. Eu via isso nos filmes, nos seriados. Via fotos de pessoas que eu conheço que viajaram pra Europa e conheceram vários países. Fotos de mochilões pela Europa. Filmes de mochilões. Poxa, quem não quer aquilo tudo?! A questão é não se iludir demais. Filmes são só filmes! Um mochilão de verdade nem chega perto de um filme. Pode ser melhor, ou pior.
Por todo esse encantamento que eu sempre tive com relação ao Exterior, eu queria ser diplomata, mas nunca tinha realmente pensado em tudo que um diplomata tem que abrir mão para ser um bom diplomata! E vir pra cá me fez pensar nisso. Em tudo que eu tive que abrir mão, que deixar pra trás pra poder estar aqui. Todos os almoços de família, os domingos na casa das avós, os churrascos, as saídas pra um barzinho, o almoço em família, a comida da minha mãe, a família reunida à noite, ainda que ninguém fale nada, e as conversas, as discussões. Bem, deu pra ver que eu falei bastante em família né? Essa é a questão, com a família, vc se sente seguro, longe dela não há essa segurança. Fica só a lembrança de todos os momentos bons. E então vc pensa, será que tudo isso tá valendo à pena? Afinal de contas, vc está ganhando experiências novas todos os dias e se descobrindo mais e mais durante este período, mas será que vale a pena? Se valer... ótimo, se não, tente aproveitar ao máximo o tempo que tem antes de voltar à sua família, porque pode ter certeza de que se vc está sentindo que não está ganhando mais do que está perdendo, vc vai acabar voltando.
E quanto ao voltar, ninguém que pense friamente no assunto deve sentir vergonha de voltar pra casa se acha que não está valendo apena. Um intercâmbio é diferente de se mudar pra outra cidade ou país. No intercâmbio vc fica sem ver a sua família por determinado tempo, mas vc tem a certeza de que voltará. Quando vc se muda não, vc não tem mais certezas, não sabe o que está por vir.
Mas, voltanto ao assunto principal do post. Viajar, passar um mês conhecendo a Itália, ou ainda viajando pela Europa deve ser ótimo, uma viagem inesquecível, mas ainda assim, uma viagem. Vc provavelmente vai estar com alguém que goste, ou sozinho, se gostar de viajar sozinho. Vc vai ter dinheiro pra fazer uma viagem dessas, poderá ter um conforto pré-determinado, etc. Quando vc está morando em um lugar, já é tudo bem diferente. Vc tem que controlar seus gastos, e não pode se dar ao luxo de jantar em restaurantes todos os dias, nem de passar a tarde fazendo compras. Não, vc tem responsabilidades agora. E estas não podem ser ignoradas. Eu achava a ideia de fazer um mochilão bem legal, mas depois de pensar muito sobre isso: não é bem melhor vc esperar alguns anos, juntar dinheiro e conhecer todos os lugares que vc conheceria no mochilão com mais folga monetária e um conforto muito maior? Na minha opinião sim, vale a pena esperar. Mas no mundo, cada pessoa é diferente, e tem muitas que não trocariam um mochilão por nada!
Bom, eu não quero desanimar ninguém. Este post foi um grande desabafo! Porque desde que eu cheguei aqui, eu tenho me conhecido mais e mais. E uma coisa que notei sobre mim foi isso, que eu tinha uma ideia de viajar e morar na Europa bem parecidas, e que afinal, não é bem assim! E com isso, tive um desapontamento, que não é insuperável, claro, mas ainda assim... É bom que se pense bastante em tudo o que vc está deixando pra trás quando decide se mudar. Mas o bom é pensar que sempre podemos voltar, não é mesmo?! kisses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário