domingo, 31 de outubro de 2010

Eleições brasileiras.

Eu não posso deixar de comentar isso aqui, mesmo que não tenha tanta coisa a ver com o objetivo do blog. 

Hoje eu fiquei o dia todo no G1 (site da Globo) acompanhando notícias da eleição, dia todo no facebook vendo a opinião das pessoas ao meu redor. E o engraçado é que todas as opiniões do meu facebook (toooodas!) acabavam com a Dilma. Mesmo todas as pesquisas tendo apontado a Dilma como favorita, bom, a esperança é a última que morre, não é mesmo?!

Eu confesso, não sou tão versada em política. Não é um assunto que me agrada e que eu procure estar sempre por dentro. E entendo que o governo petista teve seus méritos nestes últimos 8 anos, ainda que eu ache que pelo meio errado, como o exemplo das milhões de bolsas que eles criaram que hoje sustentam milhões de famílias brasileiras. Tudo bem, várias saíram da situação de miserável, mas ainda assim, o governo sustentar essas famílias?! Não, não acho que seja o caminho certo.

A minha candidata (se eu tivesse votado no primeiro turno) seria a Marina. A grande falha brasileira, em minha opinião, é o pequeno investimento em educação (e não me venha com bolsa-escola por favor!) e foi este ponto o mais abordado por Marina, que tem uma grande bagagem pessoal neste assunto. Não achei que ela realmente fosse ganhar, mas eu simplesmente não conseguiria votar no Serra só pra derrubar a Dilma, eu tenho que votar no que eu acredito! Mas infelizmente, a Marina só conseguiu levar o resultado para o segundo turno e dar mais esperança ao povo brasileiro.

E já que teria um segundo turno mesmo, boooom, antes Serra do que a Dilma né. Primeiro porque quem governa ali é o PT e vcs não sabem o quanto me entristece saber que a primeira presidenta brasileira não passará de um fantoche, e um fantoche bem pior do que o Lula foi no começo do primeiro mandato. E eu realmente acho que qualquer governo que dure mais que dois mandatos começa a caminha pra ditadura. Lembrem-se que o Hugo Chavez é eleito democraticamente, no entando, o seu governo ainda é ditatorial. Não é certo um país seguir a mesma base por tanto tempo, principalmente um país em crescimento como o Brasil. Nós precisamos de novas ideias, novos projetos, novos investimentos.
Infelizmente, a maioria dos brasileiros não pensa assim. Não que fosse uma surpresa, mas quando eu vi o resultado oficial, meu coração gelou. Fiquei mesmo com medo afinal, nas próximas eleições, o sr. Lula poderá se candidatar novamente... e aí, quando isso vai parar?!

Eu não tenho medo de dizer que sei quem votou na Dilma, acho que toodos os brasileiros sabem. Quem votou foi quem apoia o PT e a pobreza brasileira. Me desculpe pelo termo e pela pitada de preconceito, mas não deixa de ser verdade. Suas família são mantidas pelo governo, como poderiam não votar em um governo assim?! Pra mim, isso é um tipo disfarçado de compra de votos. Poxa, toda ajuda governamental tem limites. Vê-se muito este tipo de ajuda na Europa, mas não é tão relapsa como no Brasil. 

Eu quero só citar um exemplo que achei maravilhoso: na França o jovem até 16 anos é obrigado a estudar. O governo tem ótimas escolas públicas, nas quais muitas vezes, não é necessário nem apresentar documento, contando que a pessoa vá frequentemente às aulas (isso é para os ilegais no país). Este ato, além de ajudar na educação, diminui consideravelmente o trabalho infantil, podendo os pais do jovem até serem presos caso seja descoberto que ele não frequenta a escola.

Eu sei que isso não poderia ser implantado agora no Brasil, mas sempre precisamos começar por algum lugar não é mesmo?! E foi essa possibilidade que eu vi na Marina. Agora Dilma? PT? Mais 4 anos iguais? Hoje, o Brasil deu um passo pra trás.

Compras em Coimbra.

Primeira coisa que eu tenho que dizer pra quem vem pra cá, não precisa trazer saltos. Sério! Uma amiga me disse isso e eu não acreditei e acabei trazendo dois sapatos de salto. Não sei porque ainda tirei eles da mala, mas de qualquer maneira estão dentro do saco em que vieram até hoje, e vão continuar até eu ir embora! 

A questão é que aqui só se anda a pé, e tem muitas ladeiras e escadas pelas ruas. Fora que o chão é quase todo de paralelepípedo, ou seja, os sapatos mais usados são: chinelos, tenis e botas (sem salto!).

Mas a fora isso, voltemos ao assunto das compras, porque ontem eu fiiz compras realmente. Já fiz um post aqui sobre a Feira do Cigano né. Hoje falarei sobre os shoppings, na verdade, sobre o Forum, que é o maior shopping de Coimbra. Bom, o inverno está começando e eu preciso de algumas roupas de frio. A questão é que como eu vou voltar para o Brasil logo logo, e no meio do verão, eu fiquei pensando sobre essas roupas de frio, que eu não vou usar tão cedo. No entanto, eu pretendo viajar pra Londres, que é muito frio, então preciso de algumas roupas de frio né. Óóóóó dúvida cruel! 

E devido a necessidade eu tive que comprar mais algumas coisinhas, e dessa vez foi no shopping:

- Na Bershka, que é uma loja de shopping comum em Portugal, eu comprei um casaco meio marrom que eu espero que me esquente muito (39,99) e duas blusas de manga longa, uma pro lado do rosa e outra azul marinho com gola alta (12,99 cada).
- Na Foreva, que é uma loja de calçados, eu comprei a minha tão querida bota preta, básica, sem salto e de couro (49,90). Mas eu tenho que dizer, foi a bota bonita mais barata que eu achei. O preço de calçados varia bastante!
- E por fim, na Parfois, que é uma loja famosa também, eu comprei uma bolsinha de usar de lado preta (19,99) e um par de luvas grandes pretas (7,99). E quando eu digo luvas grandes é porque elas ultrapassam o pulso. 

Bom, é isso pessoal. Só pra vcs terem uma noção do preço das coisas aqui. kisses!

sábado, 30 de outubro de 2010

Cozinha!

É pra quem tava acostumada a almoçar na casa de vó aos finais de semana ou comer um churrasco, morar sozinha é difícil viu?! Afinal, nós temos que desenvolver nossas habilidades na cozinha se quisermos comer bem. E pra isso servem os conselhos de mãe! E a dessa vez foi a mãe da Gabi quem ensinou, ela passou a receita de um fricassê de frango! Uma delícia. O problema é que em Portugal não tem alguns ingredientes básicos: como requeijão. Por isso nós tivemos que comprar um queijo fresco cremoso, que tem gosto de coalhada pra servir de requeijão, mas no fim ficou muuuuuito bom mesmo! ;D

Construção do prato.

Prontinho!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Passagens Low Cost

Como prometido, por vezes eu posto algumas dicas sobre morar na Europa. E quem mora na Europa quer o que?! Viaaajar, fazer mochilão, conhecer tudo quanto é lugar, e eu digo que vale a pena viu! Adoro conhecer lugares novos, apesar de ter minhas dúvidas quanto a fazer um mochilão, acho que não vale a pena, maaaas essa é uma opinião única e exclusivamente minha, e que eu posso vir a mudar de ideia com o tempo.

Mas enfim, quais são as maneiras de viajar pela Europa?! Bom, vamos por partes:
Viajar por Portugal: existem duas maneiras econômicas, vc pode ir de ônibus ou de trem (comboio). Mas ainda assim, não é tão barato, por exemplo, a passagem de trem de Coimbra pra Lisboa sai 21,50, mas tem uma mais barata (em um trem mais humilde) que sai por 15,50. As duas demorar por volta de 1h30 pra chegar em Lisboa. Mas se vc pensar em ida e volta, vai ficando um pouquinho carinho. Por ônibus (autocarro) vc pode pagar 13 euros, mas vai demorar bem mais, porque ele provavelmente vai parando. 

Viajar pela Europa: é aqui que eu queria chegar. Parece muito lindo viajar pela Europa de trem né?! Bem épico e tal, mas sai bem caro viu?! Por isso existe tipos de bilhetes de trem, que são válido em toda a Europa. Existe o Eurail, que pelo que eu sei, vc paga quase 300euros e tem direito a andar de trem por um determinado tempo, por determinados países, o quanto quiser. Mas os tipos de bilhetes variam. Pra um mochilão, essa é uma boa opção, fica bem mais barato do que vc sair comprando bilhetes em cada estação. Mas existe outra opção, um pouco mais limitada, mas bem mais em conta, e a que os estudantes intercambista mais utilizam, que são as companhias de Low Cost (Ryanair ou Easyjet). Essas são empresas aéreas que vendem passagens bem baratas. Já vi passagens para sair de Porto (mais ou menos 1h de Coimbra) pra Madrid ou Barcelona por 5euros (mais a taxa administrativa, que é de 5 euros... sai 10euros uma passagem de ida... 20 euros ida e volta!!). Já vi passagem pra Londres por 12 euros. Maas, tem as suas limitações. Essas empresas não tem tantos destinos saindo de tanto lugares assim. Por exemplo, não existe vôo pra Grécia. E não existe vôo que saia de Londres e vá para a França. E só pra dizer aqui que o trem TGV, aquele de alta velocidade, que sai de Londres e vai pra Paris (ou vice-versa), a passagem mais barata custa 150euros, ok?! E é bom dizer também que, assim como em qualquer parte do mundo, esses preços aumentam bastante em épocas de alta temporada e festivas ok?!

Por enquanto, isso é tudo! kisses.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cortejo.

Existem dois momentos ápices na Semana da Latada, a Serenata e o Cortejo. E eu fui no cortejo ontem! E eu achei beeeem mais legal que a Serenata (tirando o jantar que vem antes da serenata!). 

Funciona assim: as doutoras fantasiam as suas caloiras, todas nos reunimos na Porta Férrea (entrada da faculdade de direito, mas são todos os cursos que vão pra lá) e tiramos fotos. Depois vamos descendo cantando e dançando até o rio. Sem esquecer dos nabos! Sim, somos obrigadas a morder nabos, e toda doutora tem um, então já viu né, nabos o dia toodo! E quando chegamos ao rio, vem o momento mais solene da latada: o batismo. É aí que as madrinhas vão batizar as suas caloiras. Elas pegam o penico (que vem no kit do caloiro, juntamente com uma meia calça vermelha, um apito e uma chupeta) enchem-no de água do rio, e jogam na cabeça da sua afilhada, desejando a ela um ótimo curso e uma ótima vida universitária. Depois do batismo, o cortejo acaba. É hora de todo mundo voltar pra casa, pra tomar banho e ir pro show à noite. Eu disse que durante a semana da latada tem shows todos os dias?! ;D Pra quem gosta de festa, é maravilhoso, mas ainda dizem que a latada nem se compara com a Queima das Fitas, que acontece em maio e é tipo a formatura aqui.

Então, eu achei muito legal o cortejo, mesmo mesmo. Eu nem ia participar porque to segurando dindin pra viajar, portanto ia ficar só assistindo, maaaaaas aí, a madrinha da Gabi acabou por me arrumar uma capa e máscara de última hora, e eu acabei participando. Ainda beeem viu?! Teria me arrependido um tico se não tivesse ido. Afinal, eu ri praticamente o dia todo de todas aquelas fantasias engraçadas. Maaas, antes que façam alguma comparação, não, não é igual o carnaval brasileiro. Eu acho que as fantasias podiam ser melhorer elaboradas. E também não tem música né?! E o que é um carnaval sem música, sem samba? haha. Mas a música, nós que fazemos... porque ficamos cantando músicas sobre o nosso curso o tempo todo. E esse trajeto que fizemos, que normalmente duraria uns 20min, durou 5h! Então, haaaaja garganta eim! To rouca afinal! Nós tivemos até algumas 'batalhas' com outros cursos, batalhas de músicas. haha.

Eu e a Carmem, antes do cortejo.
 
Sim, é um penico na minha cabeça! haha.

Minha madrinha brasileira!
 
Gabi, Rita e Liliana.
 
Eu e a madrinha aos pés da escadas da faculdade de direito. 
 
Meu vô tirou uma foto aíííí!! ;D
 
No pátio da faculdade de direito.
 
Nabo!
 
Nabos!
 
E mais nabos! Ainda bem que é só morder e jogar fora!
 




Bárbara, Fernando e Gabi.
 








Tava um pouco cheio.
 
Batalha contra medicina (maior rivalidade da Universidade). 
 








Smuuuurrff!

Arquedutos Romanos.
 
Esse negócio aí deve tá cheio de álcool!
 
Escadas Monumentais.
 
Carro alegórico!
 
Eu e a Gabii!

No meio do cortejo, descendo a Praça da República.
 
Praça 8 de maio!
 
Piraaatas! 
 
À beira do Mondego.
 
Gabi e Rita.
 
Ana, a madrinha postiça! haha
 




Primeiro batismo,
 
Segundo batismo. Só porque eu vou embora mais cedo. E tava bem frrioo viiu?!


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quarto acadêmico.

Não sei se já comentei sobre isso aqui, mas na Universidade existe o famoso quarto acadêmico. Ou seja, se a aula está marcada para começar às 14:15, ela só começará às 14:30. E isso é sério, o professor só chega na sala às 14:30, mas no horário a aula sempre está marcada para 15 minutos antes.

Pelo que eu entendi, isso seria para evitar atrasos, o que é uma piada, porque as pessoas chegam atrasadas de qualquer maneira! Mas o pior nem é isso, o pior são os professores que faltam as aulas. Sério, se eu achava que eles faltavam na Católica, aqui nem se compara. Matérias como Direito Comunitário e Direito Constitucional, só tivemos duas aulas de cada, acho que uma pra setembro e outra pra outubro! Mas e quando vc acorda cedo pra ir pra aulas às 8h, e chega lá o professor falta?! Ai que óóódiiiiooo!

Desculpa pessoal, mas eu não posso deixar de contar as minhas experiências e opiniões sobre tudo aqui, e a minha decepção com a Universidade foi gigante. A faculdade é super desorganizada! Fora os professores, que não são tudo isso (sim, eles são autores de livros, mas alguns tem muito pouca didática, e isso quando vc consegue entender o português deles). A faculdade é suja, os quadros não são limpos, e o pior: ela só tem um banheiro e lá no fundo! Cara, um banheiro pra uma faculdade daquele tamanho é brincadeira né?!

Sorry, mas eu precisava desabafar, e pode acreditar que muitos posts como este virão! kisses.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

É o tédio!

"  Sabe esses dias em que horas dizem nada
E você nem troca o pijama, preferia estar na cama
Um dia, a monotonia tomou conta de mim
É o tédio, cortando os meus programas, esperando o meu fim

Sentado no meu quarto
O tempo voa
Lá fora a vida passa
E eu aqui a toa
Eu já tentei de tudo
Mas não tenho remédio
Pra livrar-me deste tédio

Vejo um programa que não me satisfaz
Leio o jornal que é de ontem, pois pra mim tanto faz
Já tive esse problema, sei que o tédio é sempre assim
Se tudo piorar, não sei do que sou capaz".

Soooorry todo mundo, maas eu to num tédio imenso! Engraçado, porque semestre passado eu tava só na correria... estudando de manhã, trabalhando à tarde, tentando ler meus livros e estudar, nem dava tempo de ir na academia! Eu chegava em casa, comia, tomava banho e cama! Aaai, mas final de semana era um alívio! Mesmo tendo aula de francês no sábado de manhã, ainda era final de semana né, dia de descansar, de passear, de sair do regime. E nisso tudo, eu rezava pra poder ficar à toa, ficar o dia todo lendo... É, cuidado com o que vc deseja! Agora que eu tenho todo o tempo do mundo, não tenho nada pra fazer, nenhuma responsabilidade, também não tenho vontade de fazer nada! 
Tá, não é bem assim, mas sinceramente? É chato ficar assim. O pessoal daqui acha super normal. No dia que eu falei pra um austríaco que no Brasil, nós acordamos às 6h porque a aula começa às 7h e vai até meio dia, ele ficou bem assustado! O pessoal daqui ééé leennntooo... e eu não consigo me acostumar a isso. E não sou só eu! Muitos brasileiros se sentem assim também.

Desculpem portugueses, mas como diz a minha tia: Bom mesmo é o Brasil!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Semana da Latada.

Como eu já tinha explicado em outro post, a Latada é uma semana de festas e shows para os caloiros, é a recepção deles. Ontem à noite, quarta-feira, foi o início dela, começando com uma Serenata da Estudantina. A tradição diz que à primeira badalada da meia-noite toca-se o primeiro acórdão. No entanto, não ouvi badalada nenhuma, mas mais ou menos a meia noite eles começaram a cantar e tocar músicas tradicionais, ou seja, fado! 

Antes disso, nós fomos num jantar com as doutoras. Tradição é tradição né. O jantar foi bem legal, mais legal que a serenata na minha opinião. ;D

 Liliana, Rita, Gabi e Ana.



 A Gabi é metida né? Pose Gossip Girl.

 Ai que nojo!

 Ana!

 Pessoal começando a serenata.

 Tava cheeeeio!

Mas assim, lotado mesmo!

Eu também fiz alguns vídeos, mas que não tem como postar aqui, sorry!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Diferença entre viajar e morar.

Há tempos eu estou ensaiando começar este post. Eu achei uma boa ideia porque só depois de vir pra cá eu compreendi a diferença entre querer conhecer um lugar e acabar morando neste lugar.

Uma pessoa como eu, que dá muito valor às suas origens, deveria saber disso, mas nada é tão perfeito assim. Sempre foi um grande sonho meu sair do Brasil e conhecer a Europa. Eu via isso nos filmes, nos seriados. Via fotos de pessoas que eu conheço que viajaram pra Europa e conheceram vários países. Fotos de mochilões pela Europa. Filmes de mochilões. Poxa, quem não quer aquilo tudo?! A questão é não se iludir demais. Filmes são só filmes! Um mochilão de verdade nem chega perto de um filme. Pode ser melhor, ou pior.

Por todo esse encantamento que eu sempre tive com relação ao Exterior, eu queria ser diplomata, mas nunca tinha realmente pensado em tudo que um diplomata tem que abrir mão para ser um bom diplomata! E vir pra cá me fez pensar nisso. Em tudo que eu tive que abrir mão, que deixar pra trás pra poder estar aqui. Todos os almoços de família, os domingos na casa das avós, os churrascos, as saídas pra um barzinho, o almoço em família, a comida da minha mãe, a família reunida à noite, ainda que ninguém fale nada, e as conversas, as discussões. Bem, deu pra ver que eu falei bastante em família né? Essa é a questão, com a família, vc se sente seguro, longe dela não há essa segurança. Fica só a lembrança de todos os momentos bons. E então vc pensa, será que tudo isso tá valendo à pena? Afinal de contas, vc está ganhando experiências novas todos os dias e se descobrindo mais e mais durante este período, mas será que vale a pena? Se valer... ótimo, se não, tente aproveitar ao máximo o tempo que tem antes de voltar à sua família, porque pode ter certeza de que se vc está sentindo que não está ganhando mais do que está perdendo, vc vai acabar voltando.

E quanto ao voltar, ninguém que pense friamente no assunto deve sentir vergonha de voltar pra casa se acha que não está valendo apena. Um intercâmbio é diferente de se mudar pra outra cidade ou país. No intercâmbio vc fica sem ver a sua família por determinado tempo, mas vc tem a certeza de que voltará. Quando vc se muda não, vc não tem mais certezas, não sabe o que está por vir.

Mas, voltanto ao assunto principal do post. Viajar, passar um mês conhecendo a Itália, ou ainda viajando pela Europa deve ser ótimo, uma viagem inesquecível, mas ainda assim, uma viagem. Vc provavelmente vai estar com alguém que goste, ou sozinho, se gostar de viajar sozinho. Vc vai ter dinheiro pra fazer uma viagem dessas, poderá ter um conforto pré-determinado, etc. Quando vc está morando em um lugar, já é tudo bem diferente. Vc tem que controlar seus gastos, e não pode se dar ao luxo de jantar em restaurantes todos os dias, nem de passar a tarde fazendo compras. Não, vc tem responsabilidades agora. E estas não podem ser ignoradas. Eu achava a ideia de fazer um mochilão bem legal, mas depois de pensar muito sobre isso: não é bem melhor vc esperar alguns anos, juntar dinheiro e conhecer todos os lugares que vc conheceria no mochilão com mais folga monetária e um conforto muito maior? Na minha opinião sim, vale a pena esperar. Mas no mundo, cada pessoa é diferente, e tem muitas que não trocariam um mochilão por nada!

Bom, eu não quero desanimar ninguém. Este post foi um grande desabafo! Porque desde que eu cheguei aqui, eu tenho me conhecido mais e mais. E uma coisa que notei sobre mim foi isso, que eu tinha uma ideia de viajar e morar na Europa bem parecidas, e que afinal, não é bem assim! E com isso, tive um desapontamento, que não é insuperável, claro, mas ainda assim... É bom que se pense bastante em tudo o que vc está deixando pra trás quando decide se mudar. Mas o bom é pensar que sempre podemos voltar, não é mesmo?! kisses.

Almoço de domingo.

Aaaai que saudade que eu fico todo domingo na hora do almoço. Almoço na casa de vó, churrascos, Anápolis... tantas coisas. E como eu já disse, final de semana a cidade fica parada, ainda que vc queria sair e fazer alguma coisa, vc só tem dois destinos: ir à Baixa, ficar vendo o rio (se o tempo estiver bom!) ou ir ao shopping, que é o único lugar que as lojas não fecham. Eu descobri esses dias que o Pingo Doce, o supermercado, abre domingo! Foi uma surpresa!

Mas neste domingo, como nós não viajamos, decidimos ficar em casa. Fomos ao supermercado e compramos carne de porco moída (é que menos tem diferença com a bovina, porque é moída!) e a Gabi fez a famooosa Torta Gabi. Ela leva arroz, carne moída com molho e queijo por cima. Ficooou muuito booa! E inclusive, daqui a pouco vou almoçar o que restou dela. Yeees, não tenho que ir à cantina hoje! ;D




sábado, 16 de outubro de 2010

Feira do Cigano.

Esta é uma dica especialmente pra quem mora aqui (e por 'morar' eu me refiro a intercambistas, e não turistas de um dia), vá a Feira do Cigano. Ela fica em frente ao Coimbra Shopping e acontece todo sábado de manhã.

Eu cheguei lá hoje por volta de 10h e encontrei uma grande variedade de coisas e tamanhos menores também (porque no fim só sobram os gigantes). O problema é que vai dando meio dia o pessoal já começa a desmontar as banquinhas (nenhum espírito empreendedor). Ah, eu tenho que dizer que é uma feira misturada, pois também tem legumes e até peixes pra vender, mas a grande maioria são roupas, bolsas, sapatos, etc. Quem é de Goiânia e conhece a Feira da Lua sabe do que eu estou falando, só que a feira daqui é pequenininha. Mas compensa sabe. 

Exemplo: eu comprei 2 meia-calças por 5euros (e nos outros lugares a mesma meia calça custava de 7 a 13 euros) e 2 sueteres por 20 euros. Só que hoje à noite eu fui no shopping e incrivelmente tinha o mesmo suéter que eu comprei (a mesma cor até) por 13 euros. E isso são só exemplos do que eu comprei, porque tem muita coisa que vale a pena comprar lá, como por exemplo réplicas de bolsas.

That's all folks!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Igreja de Santa Cruz.

Quando eu fui pra São Paulo, no início de julho deste ano, eu descobri um novo hobby: fotos de igrejas antigas. Gente, eu as acho simplesmente l-i-n-d-a-s! Algumas mais que outras. A primeira que eu fui foi a Igreja da Sé (clichê!), mas eu adorei. Eu e o Caleb ficamos lá dentro quase uma hora só tirando fotos. É um lugar que traz paz, sendo vc uma pessoa religiosa ou não.

E agooora que estou cá em Portugal, posso tirar muitas fotos de igrejas velhas, haha. Então, a primeira que eu tirei foi da Igreja de Santa Cruz, que fica na Praça 8 de Maio. Acho que minha vó vai se lembrar dela.
















Praça 8 de Maio, onde fica a igreja.