Ele começa explicando o caminho do Aeroporto Internacional de Lisboa (Portela) até a Estação do Oriente, que é onde a pessoa vai pegar um trem ('comboio' no português de lá!) para Coimbra. De acordo com ele, a viagem demora 2h, e todos os trens sempre chegam na estação velha (que é Coimbra B), e lá a pessoa deve pegar outro trem para Coimbra A (estação nova). Essa transferência já está inclusa no bilhete. Quando a pessoa vai de intercâmbio, o pessoal da UC manda um roteiro explicando detalhadamente esse percurso.
Ao chegar em Coimbra, a pessoa deve pegar um táxi até o lugar onde ficará (ele não diz isso, mas cara, se você quiser andar - com todas as ladeiras que Coimbra tem - até o lugar que você ficará, carregando malas, depois de um vôo de 10h, VOCÊ É LOUCO!). Tem como ir de ônibus (autocarro pra eles) também, mas pense, você não conhece o lugar, nem as linhas de ônibus, vai mesmo se arriscar?? O conselho dele é chegar e descansar, deixar o que tiver de fazer para o segundo dia, o que eu apoio totalmente!!
Bom, no segundo dia, depois de váárias horas de sono, você deve ir à Faculdade pra ver o que precisa pra se matricular. No meu caso, que é uma transferência, eu vou direto à sala da Sra. La-salete Carneiro, pra verificar o que eu tenho que fazer pra montar meus planos de estudos, as provas que eu ainda tenho que fazer quando chegar lá e tal. O estudante de intercâmbio deve ir ao DRIC - Divisão de Relações Internacionais da UC - regularizar a sua situação, levando 2 fotos 3x4 (leve do Brasil, porque lá elas são caras), a carta de aceitação e o seu passaporte. O atendimento lá é de segunda à quinta, das 13h30 às 16h30, portanto lota, então chegue mais o mais cedo possível.
Lá do lado do DRIC existe o Gabinete Erasmus, onde os intercambistas tem direito a um chip (vodafone, companhia telefônica de lá) e uma carteirinha de estudante, os dois por 5 euros (nada é de graça, meus queridos). Creio eu que seja mais fácil comprar um celular lá (20 euros) do que levar um daqui e desbloquiar lá, daí você só precisar carregar o celular com 5 euros por mês e poderá falar de graça com qualquer estudante que possua um chip vodafone também.
Depois de ir à Faculdade, eu pretendo ir o mais rápido ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - pra regularizar a minha situação perante o estado portugues. Você estará lá para requerer uma Autorização de Residência. Então, vá lá para agendar a sua entrevista e já pegue a folha que deve ser preenchida. No dia da entrevista, você deverá levar 2 fotos 3x4, comprovante de residência, matrícula, comprovante de meios de subsistência, comprovante de seguro-saúde, seu endereço, etc. Depois de 15 dias, chega por correio a sua carteira de residência.
A Loja do Cidadão - SEF fica na Av. Fernão Magalhães, 1º andar ; funciona das 8h30 às 19h.
Outra dica é fazer o Cartão Jovem, que custa 8 euros e dá descontos em vários lugares como passagens, autocarros, restaurantes, etc. O cartão pode ser feio na Casa da Cultura (no prédio da Biblioteca Municipal).
Quanto a viagens, no manual diz que para viajar por Portugal é melhor ir de trens (passagens de 10 a 20 euros). Para ir a países como Inglaterra, Espanha, França, vale a pena dar uma olhada no site da ryanair, que possue passagens de até 10 euros (dá pra acreditar?!). Existe outra companhia aérea, a easyjet, mas que costumar ser um pouco mais cara. Há quem prefira viajar usando carros, que podem ser alugados por até 6,10 euros a diária! Daí vai da preferência de cada um.
Quanto a festas, pelo que li, elas acontecem mais nas terças e quintas, porque a maioria das pessoas volta pra casa no final de semana. Li também que uma cerveja e um shot custam 1 euro cada, e a vodka 3 euros (não sei se esses preços estão atualizados). Falam muito bem também da Queima das Fitas!
Outras dicas são: dois supermercados bons e baratos, o Pingo-Doce e o Minipreço; o cartão telefônico chamado Fala Brasil, que custa 5 ou 10 euros, e dá pra falar muito com ele, coisa de 10 centavos o minuto!
E a última coisa que eu fiquei sabendo, mas não tive como confirmar ainda é sobre o seguro saúde PB4. Eu li que a pessoa deve ir ao DRISS - Departamento de Relações Internacionais de Segurança Social - levando o seu passaporte, 1 foto 3x4 e a declaração do INSS. Lá eles vão te dar uma carteirinha que saúde (não sei o nome que eles dão lá) e que te dará acesso à saúde pública portuguesa. O DRISS fica na Rua da Junqueira, 1121300-344, Lisboa. Tel.: 351.21.3652300. O email é driss@seg-social.pt.
Então é isso pessoal, prometo postagens menores futuramente! ;D
Nenhum comentário:
Postar um comentário