quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Manual de Coimbra

Cara, eu li um manual ótimo sobre Coimbra. Ele foi feito por um estudante de intercâmbio que colocou várias coisas interessantes, que eu não sabia!

Ele começa explicando o caminho do Aeroporto Internacional de Lisboa (Portela) até a Estação do Oriente, que é onde a pessoa vai pegar um trem ('comboio' no português de lá!) para Coimbra. De acordo com ele, a viagem demora 2h, e todos os trens sempre chegam na estação velha (que é Coimbra B), e lá a pessoa deve pegar outro trem para Coimbra A (estação nova). Essa transferência já está inclusa no bilhete. Quando a pessoa vai de intercâmbio, o pessoal da UC manda um roteiro explicando detalhadamente esse percurso.

Ao chegar em Coimbra, a pessoa deve pegar um táxi até o lugar onde ficará (ele não diz isso, mas cara, se você quiser andar - com todas as ladeiras que Coimbra tem - até o lugar que você ficará, carregando malas, depois de um vôo de 10h, VOCÊ É LOUCO!). Tem como ir de ônibus (autocarro pra eles) também, mas pense, você não conhece o lugar, nem as linhas de ônibus, vai mesmo se arriscar?? O conselho dele é chegar e descansar, deixar o que tiver de fazer para o segundo dia, o que eu apoio totalmente!!

Bom, no segundo dia, depois de váárias horas de sono, você deve ir à Faculdade pra ver o que precisa pra se matricular. No meu caso, que é uma transferência, eu vou direto à sala da Sra. La-salete Carneiro, pra verificar o que eu tenho que fazer pra montar meus planos de estudos, as provas que eu ainda tenho que fazer quando chegar lá e tal. O estudante de intercâmbio deve ir ao DRIC - Divisão de Relações Internacionais da UC - regularizar a sua situação, levando 2 fotos 3x4 (leve do Brasil, porque lá elas são caras), a carta de aceitação e o seu passaporte. O atendimento lá é de segunda à quinta, das 13h30 às 16h30, portanto lota, então chegue mais o mais cedo possível.

Lá do lado do DRIC existe o Gabinete Erasmus, onde os intercambistas tem direito a um chip (vodafone, companhia telefônica de lá) e uma carteirinha de estudante, os dois por 5 euros (nada é de graça, meus queridos). Creio eu que seja mais fácil comprar um celular lá (20 euros) do que levar um daqui e desbloquiar lá, daí você só precisar carregar o celular com 5 euros por mês e poderá falar de graça com qualquer estudante que possua um chip vodafone também.

Depois de ir à Faculdade, eu pretendo ir o mais rápido ao SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - pra regularizar a minha situação perante o estado portugues. Você estará lá para requerer uma Autorização de Residência. Então, vá lá para agendar a sua entrevista e já pegue a folha que deve ser preenchida. No dia da entrevista, você deverá levar 2 fotos 3x4, comprovante de residência, matrícula, comprovante de meios de subsistência, comprovante de seguro-saúde, seu endereço, etc. Depois de 15 dias, chega por correio a sua carteira de residência.

A Loja do Cidadão - SEF fica na Av. Fernão Magalhães, 1º andar ; funciona das 8h30 às 19h.

Outra dica é fazer o Cartão Jovem, que custa 8 euros e dá descontos em vários lugares como passagens, autocarros, restaurantes, etc. O cartão pode ser feio na Casa da Cultura (no prédio da Biblioteca Municipal).

Quanto a viagens, no manual diz que para viajar por Portugal é melhor ir de trens (passagens de 10 a 20 euros). Para ir a países como Inglaterra, Espanha, França, vale a pena dar uma olhada no site da ryanair, que possue passagens de até 10 euros (dá pra acreditar?!). Existe outra companhia aérea, a easyjet, mas que costumar ser um pouco mais cara. Há quem prefira viajar usando carros, que podem ser alugados por até 6,10 euros a diária! Daí vai da preferência de cada um.

Quanto a festas, pelo que li, elas acontecem mais nas terças e quintas, porque a maioria das pessoas volta pra casa no final de semana. Li também que uma cerveja e um shot custam 1 euro cada, e a vodka 3 euros (não sei se esses preços estão atualizados). Falam muito bem também da Queima das Fitas!

Outras dicas são: dois supermercados bons e baratos, o Pingo-Doce e o Minipreço; o cartão telefônico chamado Fala Brasil, que custa 5 ou 10 euros, e dá pra falar muito com ele, coisa de 10 centavos o minuto!

E a última coisa que eu fiquei sabendo, mas não tive como confirmar ainda é sobre o seguro saúde PB4. Eu li que a pessoa deve ir ao DRISS - Departamento de Relações Internacionais de Segurança Social - levando o seu passaporte, 1 foto 3x4 e a declaração do INSS. Lá eles vão te dar uma carteirinha que saúde (não sei o nome que eles dão lá) e que te dará acesso à saúde pública portuguesa. O DRISS fica na Rua da Junqueira, 1121300-344, Lisboa. Tel.: 351.21.3652300. O email é driss@seg-social.pt.

Então é isso pessoal, prometo postagens menores futuramente! ;D

Nenhum comentário: