Um amigo, que fez intercâmbio em Coimbra e já viajou pela Europa, fez o seguinte texto pra eu postar aqui. Muuito obrigado pelo texto F., vai me ajudar e ajudar um monte de pessoas a escolherem melhor o seu albergue.
"Afinal, como escolher um bom Hostel?
Esse texto tem por objetivo dar um passo a passo de como escolher um bom hostel/albergue em seu mochilão pela Europa.
Vamos lá:
Antes de tudo você deve achar um site para fazer sua reserva: há vários como hostelworld, ou o hihostel, mas você pode usar outros também. É necessário ter o cartão do seu banco para fazer o pagamento da reserva.
Primeiro passo: Localização.
Por menos óbvio que pareça, a localização é o fator mais importante na escolha de um hostel. Isso porque ela influência duas coisas: o dinheiro que você gastará com transporte e a qualidade da sua viagem. Veja só: quanto mais longe for o hostel do centro da cidade, mais dinheiro você gastará com transporte, por isso, mesmo o hostel sendo mais barato, você acaba por gastar mais dinheiro tendo que se locomover. Quanto mais próximo o hostel for do centro, menos você se cansará tendo que fazer viagens longas de metro ou ônibus e isso dá uma qualidade maior para viagem, lembre-se que nessas viagens você anda muito, quanto menor for seu desgaste, mais coisa você aproveita. Além disso, mesmo estando na Europa, quanto mais no centro, melhor é a segurança. Para saber se o hostel tem boa localização você pode usar o google/maps e ter como ponto de referência os pontos turísticos da cidade, que estão, em sua maioria, no centro. Além disso, veja se o seu hostel fica perto do metrô. Todas as grandes cidades européias têm metrô e sempre será o melhor meio de transporte.
Segundo passo: Café-da-manhã.
Normalmente um dia de mochilão começa cedo e termina tarde, por isso é sempre importante tomar um bom café da manhã. As cidades européias são caras e você gastará uma grana para pagar um bom café-da-manhã, por isso, sempre reserve hostels que dão café-da-manhã de graça. Pense comigo, se um hostel custa 20 e o outro custa 22, mas só o segundo dá café-da-manhã, com certeza você economizará uma grana reservando o segundo.
Terceiro passo: Número de camas por quarto.
Como o próprio conceito de hostel diz, você dividirá o quarto com outras pessoas que, obviamente, são desconhecidas. Por isso, é sempre melhor reservar camas em quartos com menor número de pessoas. É sempre mais fácil ter problemas em um quarto com 16 pessoas dormindo, do que em um quarto com 10 ou 6 pessoas. Para as meninas que vão viajar sozinhas, vale a pena reservar quartos femininos, isso pode ser um favor favorável para segurança. Quartos individuais são bem mais caros.
Quarto passo: Preço.
Veja que o quesito preço aparece só aqui. Isso porque ele é extremamente relativizado com base nos passos anteriores. A única dica que dou é: nunca pegue o hostel mais barato. Isso pode parecer até um pouco de "preconceito", mas é sempre mais fácil achar problemas num hostel com preço muito baixo, do que com preços médios. Os preços variam, isso você terá que pesquisar em cada viagem.
Quinto passo: Comentários.
Nos sites para reserva de hostels há sempre comentários, críticas, fotos e rankings. Analise-os, você sempre encontrará gente elogiando e gente criticando, mas dá para ter uma idéia de como os hospedes se sentiram e de como são as instalações (principalmente questões relacionadas a limpeza e banheiros). Vale muito a pena conversar com seus amigos que já viajaram e podem te dar dicas de bons hostels para ficar.
Sexto passo: Comodidades e algumas dicas.
Veja se o hostel tem internet grátis. Isso pode ser uma economia para quem tem que avisar a família de que está bem, ou para os viciados que terão que pagar alguns euros para checar suas contas de e-mail, etc.
Veja se o hostel tem recepção 24hrs. Isso pode ser um problema para quem chegará muito cedo ou muito tarde. Veja também como será o seu transporte do aeroporto até a cidade, e da cidade até o hostel.
Leve sempre um cadeado. Alguns hostel até dão, mas a maioria apenas disponibiliza um armário, sendo sua responsabilidade trazer o cadeado.
Alguns hostels só aceitam pagamento em dinheiro (você paga 10% na reserva e o resto ao chegar), verifique isso antes de reservar.
Lugares como “Pousada da Juventude” são mais confiáveis, mas possuem menos opções do que a quantidade de hostels que há pela Europa.
Assim como planejar os lugares que você viajará, a escolha do hostel também é algo importante, por isso, faça-a com calma. Mesmo sendo o lugar que você irá apenas para dormir e tomar banho, é indispensável que tenha um bom ambiente, caso contrário, é estragar a viagem por besteira."
Nenhum comentário:
Postar um comentário