A questão é que a praxe não dura só um dia (ou uma semana), como ocorre no Brasil, ela dura até maio, que é quando ocorre a maior festa de Coimbra, chamada Queima das Fitas. Dizem que é lindo, e é a primeira vez que os caloiros poderão vestir o traje e traçar a capa, tornando-se doutores. Ah sim, aqui os veteranos são chamados de doutores.
A segunda maior festa que ocorre aqui chama-se Latada ou Festa das Latas, que acontece em outubro e é destinada aos caloiros. Dizem que é uma semana de pura bebedeira! haha. Pra quem quiser sabe mais, no site da Académica de Coimbra (só olhar ali no canto esquerdo embaixo da página) eles explicam toda a tradição, o porque do uso do traje, as regras (sim sim, tem um milhão de regras pra usar o traje, como por exemplo, só poder passar debaixo da Porta Férrea com a capa sobre os ombros... tem até a maneira de carregar a pasta!).
Mas, o pessoal não usa o traje o tempo todo não. Usam mais agora, porque está começando o semestre, porque só podem praxar os caloiros vestidos completamente!
O pessoal de medicina sendo praxado! Sinceramente, eles são praxados o tempo todo, todos os dias!!
Ainda o pessoal de medicina.
Eu a minha madrinha brasileira. Essa roupa que ela tá usando é o traje.
Apesar de não tá muuito bonita, eu tinha que colocar essa com a capa. E atrás de mim está o pátio de Dirreito.
Só pra explicar, cada caloiro tem uma madrinha de praxe. É como se ela mandasse em mim, eu tenho que fazer tudo que ela disser, mas ela também é quem me protege, então se qualquer outra pessoa quiser me praxar e ela estiver por perto, ela pode proibir que me praxem. E grraaaaças a Deus ela é suuuper legal, e quase não me praxa (ainda! haha).
E eu não tenho fotos da praxe de direito porque ainda não tinha camera no dia. :D
Um comentário:
Que coisa engraçada uai...
haushuahusahusauh!
=)
Thamara!
Postar um comentário