domingo, 26 de setembro de 2010

Fátima.

Eu e a Gabi fomos à Fátima ontem. Gente, é tudo de bom! Claro que dá um pessoal mais velho, muita gente pagando promessa. Mas é realmente muito lindo. Uma coisa que me chamou atenção foi que a cidade não é velha, pelo contrário, é nova. Até mesmo a Basílica antiga, não é daquelas igrejas no estilo gótico, é bem iluminada e simplesmente linda. E ao seu redor fica um grande corredor branco, estilo romano, com grandes colunas.

Ontem não estava tão cheio, mas também não estava vazio. Era sábado e o clima estava bom, só o vento que tava bem frio, mas o céu azulzinho.

Nós chegamos e fomos à Basílica primeiro. Tiramos várias fotos no pátio, que é lindo. Fomos a Capelinha das Aparições, onde fica tendo 'missa' o tempo todo. E depois fomos mesmo a uma missa na Igreja da Santíssima Trindade, que é enorme! Quem 'presidiu' a missa foi um Bispo argentino (tinha que ser né!), e foi ótima. Bem parecida com a missa brasileira, exceto por algumas leituras em latim. Até tocaram aquela música de Hosana nas alturas, que eu sempre escutei em todas as missas que eu fui, então me senti em casa. 

Depois da missa fomos almoçar. Lá tem um monte de restaurantes, pois a cidade é toda voltada para o turismo (lá tem uns hotéis que eu fiquei impressionada! Tem prédios altos e tudo, bem diferente de Coimbra). Nós comemos, cada uma, um prato bem servido de frango assado, arroz, batata frita e salada por 4,95 euros. Não se enganem achando que comerão bacalhau todos os dias aqui em Portugal, pois tem mesmo muito bacalhau, mas são sempre um pouco mais caros. Nesse restaurante tinha um prato chamado bacalhau com natas que custava 7,90. Não chega a ser tão caro, mas se vc tem outras prioridades, não vai ficar gastando dinheiro assim.
Depois nós decidimos fazer um passeio de trenzinho pela cidade, que passa nos pontos turístico e vc pode descer e tirar fotos e tal. O engraçado foi que o português tinha dito que o passeio custaria 13,50 euros pra cada uma, ou pelo menos foi o que nós entendemos. Eu não achei tão caro porque o passeio de Lisboa tinha sido 18 euros. Mas quando fomos pagar, ele disse que era só 3,50 euros. Pensa numas meninas felizes! haha.

O tremzinho passou por 5 pontos principais: o Santuário Sul e o Norte (e como eu e a Gabi já tínhamos andando por todo o Santuário - que é mesmo bem grande, e o banheiro é boom - antes da missa, nem descemos). Depois ele parou na Rotunda Sul, que é bem longe do Santuário, e nós descemos pra fazer a famosa Via Sacra, ou seja, iríamos andando para a próxima parada, que era em Valinhos. Essa Via Sacra fica no meio do mato, e a curtos espaços tem tipo umas estátuas, onde os grupos de orações vão parando e rezando. No caminho, nós passamos pela Loca do Anjo, Calvário, a Casa de Lúcia, a Casa de Jacinta e Francisco, Valinho (que é onde Nossa Senhora apareceu uma vez - a primeira aparição foi no local da Capela das Aparições). Enfim, passamos por lugares realmente lindos! Depois de Valinhos, fomos pra Igreja Paroquial de Fátima, que já é bem moderna. Nada daquelas igrejas de mil anos atrás, já que as aparições ocorreram no século passado.

E depois de tudo isso, fomos só benzer as medalinhas que compramos, comer um doce típico (tinha que ser né!!), comprar uma bolsa suuper linda de portugal pra mim, e fomos embora. Ah, nós fomos de ônibus, e a viagem dura só uma hora e foi bem tranquila. Pagamos 17 euros na ida e volta de Coimbra. 

Quem tiver oportunidade, eu aconselho que faça a viagem, pois só dura um dia e vale a pena conhecer, ainda que vc não seja uma pessoa tão religiosa. Uma cena que me impressionou foram mulheres atravessando o Santuário de joelhos com os filhos bebês no colo, provavelmente pagando promessa. 

Papa Pio XII

Entrada do Santuário.

Papa Paulo VI

Ao fundo a Basílica antiga, ladeada pelas colunas romanas - adorei!

Neste local ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. E nele ela pediu que fosse erguida uma capela em sua homenagem, o que foi feito.

No meio do pátio do Santuário fica essa 'pracinha'. Em cima está uma estátua (penso que em ouro) de Jesus Cristo.

Ao fundo está a Igreja da Santíssima Trindade e ali ao lado, onde tem muitas pessoas, é a Capelinha das Aparições.

Início da famosa Via Sacra!

No meio da famooosa Via Sacra.

Loca do Anjo: onde as crianças receberam a primeira e a terceira visita do Anjo da Paz.

 Calvário. Essa capela é dedicada a S. Estevão.

Fátima ao fundo! haha

Ruazinha perto da casa de Lúcia. Hoje virou tudo comércio, com umas lojinhas bem legais. Eu comprei 4 panos de pratos bordados com o galo de Portugal por 3 euros.

Docinho típico que eu não lembro o nome, haha! Mas é muito bom.

Por dentro da Basílica antiga. Cara, é disso que eu tava falando. Ela não é antiga, mas mesmo assim é lindíssima.
 
 Os bilhetes de autocarro pra Fátima.

Vista geral do pátio do Santuário.

Entre cada coluna daquelas que ladeiam a Basílica tem uma imagem tipo essa. É muito bonito mesmo!

As colunas que eu tanto ameeei!!

Presépio. Isso que é super lá, é tudo muito moderno, até a arte.

Uma das poucas fotos que conseguimos tirar juntas!

Fiquei impressionada com essa cruz, é muito grande! E lá, pelo que percebi, a imagem de Jesus Cristo não é aquela imagem européia, pelo contrário, até na cruz da igreja J.C. aparece com os traços negros.

O querido Papa João Paulo II

Igreja da Santíssima Trindade por dentro.

Eu e a Gabi dentro do trenzinho. :D

O vagão do trenzinho.

O trenzinho!

Praça que eu não lembro o nome!

Valinhos.

Gabi e eu.

Aparições do Anjo.

Estátua em homenagem às aparições.

Entrada do Museu.

Casa da Lúcia.

Igreja Paroquial de Fátima.

E pra finalizar: um cartaz contando a presença de Nossa Senhora de Fátima no BRASIL!

Um comentário:

Bruno =) disse...

Noooossa, que lugar bonito vei! pelo jeito andaram pracarambam eim! haha
Beijão cabeção!