quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Diploma.

Finalmente eu vi o tão aclamado diploma da Universidade de Coimbra, só não se pode ter pressa pra pegar ele, pois, ao contrário do Brasil, esse diploma é artesanal, e pode demorar até dez anos pra ficar pronto. Sim, dez anos depois de vc se formar! Imagina!

Funciona assim: quando vc se forma, vc ganha uma autorização que te permite exercer a profissão, no entanto, o diploma mesmo é só depois de muitos anos, porque, como eu disse, é artesanal, e são muitos formandos da Universidade por ano, então não dá tempo. Pelo que sei, tem partes que são a ouro no diploma. Então, uaaaaau!

Este daí é da Dona Sônia, que é formada em economia. O engraçado é que ela não exerce, daí depois de 6 anos que ela se formou, ligam da Universidade falando pra ela ir buscar o diploma e ela nem lembrava mais disso! Haha.

Yeeeey!

Diploma de Economia

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Domingo.

Eu fui pra casa do senhorio daqui da casa. Pensa num pessoal suuuuuuuper hiiiiiiiiper meeeeeeeega legal! São eles! Quero muito agradecer eles por toda a recepção desde que chegamos. A ajuda com a mudança, o fato de estarem sempre a disposição, tentando deixar a casa perfeita pra gente, dando a liberdade pra cuidarmos da casa, por terem nos levado ao shopping pra comprar o pc, à Carol por ter passado pra gente um monte de filmes e seriados, e agora por terem nos proporcionado um domingo em casa de família, porque eu não sei como é aqui, mas na minha família domingo é dia de ir pra casa de vó, portanto, é uma coisa que eu sinto mesmo muita falta, e com isso, eles podem até não saber, mas nos proporcionaram um dos melhores domingos por aqui!

E eles criam cachorros, então a casa é imensa e linda, o tipo de casa que eu quero ter quando eu crescer! haha! Aqui vão as fotos, afinal uma imagem vale mais que mil palavras!

Eu e a Gabi no trem.

Carol e Gabi.

Cláudia e Gabi.

Maurício, Daniel, Fernando, Denis, Carol, Dona Sônia, Cláudia, Sr. Fernando, César e Gabi.

Fora da casa.

Piscina, obviamente!

Bonito, não?

domingo, 26 de setembro de 2010

Fátima.

Eu e a Gabi fomos à Fátima ontem. Gente, é tudo de bom! Claro que dá um pessoal mais velho, muita gente pagando promessa. Mas é realmente muito lindo. Uma coisa que me chamou atenção foi que a cidade não é velha, pelo contrário, é nova. Até mesmo a Basílica antiga, não é daquelas igrejas no estilo gótico, é bem iluminada e simplesmente linda. E ao seu redor fica um grande corredor branco, estilo romano, com grandes colunas.

Ontem não estava tão cheio, mas também não estava vazio. Era sábado e o clima estava bom, só o vento que tava bem frio, mas o céu azulzinho.

Nós chegamos e fomos à Basílica primeiro. Tiramos várias fotos no pátio, que é lindo. Fomos a Capelinha das Aparições, onde fica tendo 'missa' o tempo todo. E depois fomos mesmo a uma missa na Igreja da Santíssima Trindade, que é enorme! Quem 'presidiu' a missa foi um Bispo argentino (tinha que ser né!), e foi ótima. Bem parecida com a missa brasileira, exceto por algumas leituras em latim. Até tocaram aquela música de Hosana nas alturas, que eu sempre escutei em todas as missas que eu fui, então me senti em casa. 

Depois da missa fomos almoçar. Lá tem um monte de restaurantes, pois a cidade é toda voltada para o turismo (lá tem uns hotéis que eu fiquei impressionada! Tem prédios altos e tudo, bem diferente de Coimbra). Nós comemos, cada uma, um prato bem servido de frango assado, arroz, batata frita e salada por 4,95 euros. Não se enganem achando que comerão bacalhau todos os dias aqui em Portugal, pois tem mesmo muito bacalhau, mas são sempre um pouco mais caros. Nesse restaurante tinha um prato chamado bacalhau com natas que custava 7,90. Não chega a ser tão caro, mas se vc tem outras prioridades, não vai ficar gastando dinheiro assim.
Depois nós decidimos fazer um passeio de trenzinho pela cidade, que passa nos pontos turístico e vc pode descer e tirar fotos e tal. O engraçado foi que o português tinha dito que o passeio custaria 13,50 euros pra cada uma, ou pelo menos foi o que nós entendemos. Eu não achei tão caro porque o passeio de Lisboa tinha sido 18 euros. Mas quando fomos pagar, ele disse que era só 3,50 euros. Pensa numas meninas felizes! haha.

O tremzinho passou por 5 pontos principais: o Santuário Sul e o Norte (e como eu e a Gabi já tínhamos andando por todo o Santuário - que é mesmo bem grande, e o banheiro é boom - antes da missa, nem descemos). Depois ele parou na Rotunda Sul, que é bem longe do Santuário, e nós descemos pra fazer a famosa Via Sacra, ou seja, iríamos andando para a próxima parada, que era em Valinhos. Essa Via Sacra fica no meio do mato, e a curtos espaços tem tipo umas estátuas, onde os grupos de orações vão parando e rezando. No caminho, nós passamos pela Loca do Anjo, Calvário, a Casa de Lúcia, a Casa de Jacinta e Francisco, Valinho (que é onde Nossa Senhora apareceu uma vez - a primeira aparição foi no local da Capela das Aparições). Enfim, passamos por lugares realmente lindos! Depois de Valinhos, fomos pra Igreja Paroquial de Fátima, que já é bem moderna. Nada daquelas igrejas de mil anos atrás, já que as aparições ocorreram no século passado.

E depois de tudo isso, fomos só benzer as medalinhas que compramos, comer um doce típico (tinha que ser né!!), comprar uma bolsa suuper linda de portugal pra mim, e fomos embora. Ah, nós fomos de ônibus, e a viagem dura só uma hora e foi bem tranquila. Pagamos 17 euros na ida e volta de Coimbra. 

Quem tiver oportunidade, eu aconselho que faça a viagem, pois só dura um dia e vale a pena conhecer, ainda que vc não seja uma pessoa tão religiosa. Uma cena que me impressionou foram mulheres atravessando o Santuário de joelhos com os filhos bebês no colo, provavelmente pagando promessa. 

Papa Pio XII

Entrada do Santuário.

Papa Paulo VI

Ao fundo a Basílica antiga, ladeada pelas colunas romanas - adorei!

Neste local ocorreu a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. E nele ela pediu que fosse erguida uma capela em sua homenagem, o que foi feito.

No meio do pátio do Santuário fica essa 'pracinha'. Em cima está uma estátua (penso que em ouro) de Jesus Cristo.

Ao fundo está a Igreja da Santíssima Trindade e ali ao lado, onde tem muitas pessoas, é a Capelinha das Aparições.

Início da famosa Via Sacra!

No meio da famooosa Via Sacra.

Loca do Anjo: onde as crianças receberam a primeira e a terceira visita do Anjo da Paz.

 Calvário. Essa capela é dedicada a S. Estevão.

Fátima ao fundo! haha

Ruazinha perto da casa de Lúcia. Hoje virou tudo comércio, com umas lojinhas bem legais. Eu comprei 4 panos de pratos bordados com o galo de Portugal por 3 euros.

Docinho típico que eu não lembro o nome, haha! Mas é muito bom.

Por dentro da Basílica antiga. Cara, é disso que eu tava falando. Ela não é antiga, mas mesmo assim é lindíssima.
 
 Os bilhetes de autocarro pra Fátima.

Vista geral do pátio do Santuário.

Entre cada coluna daquelas que ladeiam a Basílica tem uma imagem tipo essa. É muito bonito mesmo!

As colunas que eu tanto ameeei!!

Presépio. Isso que é super lá, é tudo muito moderno, até a arte.

Uma das poucas fotos que conseguimos tirar juntas!

Fiquei impressionada com essa cruz, é muito grande! E lá, pelo que percebi, a imagem de Jesus Cristo não é aquela imagem européia, pelo contrário, até na cruz da igreja J.C. aparece com os traços negros.

O querido Papa João Paulo II

Igreja da Santíssima Trindade por dentro.

Eu e a Gabi dentro do trenzinho. :D

O vagão do trenzinho.

O trenzinho!

Praça que eu não lembro o nome!

Valinhos.

Gabi e eu.

Aparições do Anjo.

Estátua em homenagem às aparições.

Entrada do Museu.

Casa da Lúcia.

Igreja Paroquial de Fátima.

E pra finalizar: um cartaz contando a presença de Nossa Senhora de Fátima no BRASIL!

sábado, 25 de setembro de 2010

TAGV.

TAGV é o nome do teatro da Académica daqui de Coimbra, e quinta passada eu fui lá assistir um Ballet Clássico Russo interpretando Romeu e Julieta. E sim, foi meu primeiro ballet, e como eu não sou mesmo uma grande conhecedora de ballet clássico nem tem como eu dizer se eles eram bons ou não, haha.

Mas assim, sinceramente?! Não senti aquela emoção que a peça Romeu e Julieta transmite. Afinal, todas as vezes que eu vi a história, sendo em livros, peças ou filmes, sempre fiquei bastante emocionada e tal (não que eu chore, maas...).  E também não pudi tirar fotos do espetáculo porque era proibido, e como o teatro é normal, nada de antigo, não tirei foto dele também. Na verdade, só tirei com a cortina vermelha, haha!

 Eu e a cortina vermelha?!

Gabi!

E outra coisa, aqui é meio que impossível a gente sair arrumada como em Goiânia. Primeiro: impossível usar salto alto, a não ser que vc tenha carro. Outra coisa, o tempo muda o tempo todo!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Praxe!

Bom, nem eu entendi direito ainda como funciona a praxe, mas é uma tradição da Universidade de Coimbra. Pra mim, praxe e trote são a mesma coisa, só que aqui existe toda uma tradição, e até mesmo um manual da praxe, e não acontecem coisas humilhantes, como no Brasil. É tudo uma brincadeira com os 'caloiros', pois sim, aqui os calouros viram caloiros!

A questão é que a praxe não dura só um dia (ou uma semana), como ocorre no Brasil, ela dura até maio, que é quando ocorre a maior festa de Coimbra, chamada Queima das Fitas. Dizem que é lindo, e é a primeira vez que os caloiros poderão vestir o traje e traçar a capa, tornando-se doutores. Ah sim, aqui os veteranos são chamados de doutores.

A segunda maior festa que ocorre aqui chama-se Latada ou Festa das Latas, que acontece em outubro e é destinada aos caloiros. Dizem que é uma semana de pura bebedeira! haha. Pra quem quiser sabe mais, no site da Académica de Coimbra (só olhar ali no canto esquerdo embaixo da página) eles explicam toda a tradição, o porque do uso do traje, as regras (sim sim, tem um milhão de regras pra usar o traje, como por exemplo, só poder passar debaixo da Porta Férrea com a capa sobre os ombros... tem até a maneira de carregar a pasta!).

Mas, o pessoal não usa o traje o tempo todo não. Usam mais agora, porque está começando o semestre, porque só podem praxar os caloiros vestidos completamente!

O pessoal de medicina sendo praxado! Sinceramente, eles são praxados o tempo todo, todos os dias!!
    
Ainda o pessoal de medicina.
 
Eu a minha madrinha brasileira. Essa roupa que ela tá usando é o traje.

Apesar de não tá muuito bonita, eu tinha que colocar essa com a capa. E atrás de mim está o pátio de Dirreito.

Só pra explicar, cada caloiro tem uma madrinha de praxe. É como se ela mandasse em mim, eu tenho que fazer tudo que ela disser, mas ela também é quem me protege, então se qualquer outra pessoa quiser me praxar e ela estiver por perto, ela pode proibir que me praxem. E grraaaaças a Deus ela é suuuper legal, e quase não me praxa (ainda! haha).

E eu não tenho fotos da praxe de direito porque ainda não tinha camera no dia. :D