Eu nem ia responder ao comentário do Nile aqui no blog não, maaaaas, eu não do conta não é mesmo! haha
"Nile, brigada por ler meu texto e replicá-lo. Vc sabe que nós temos opiniões diferentes quando a politica brasileira, e no próprio texto eu assumo que não sou fã de política, o que não me impede de ter opiniões sobre as coisas que eu vejo.
Vc inicia falando sobre o déficit de conhecimento sobre o Brasil, mas eu te digo que o meu texto foi a minha opinião, e eu com certeza vejo o Brasil de maneira diferente de vc, e isso não resulta um déficit de conhecimento, apenas experiências diferentes!
Quanto ao seu primeiro ponto abordado, eu sei que o desenvolvimento europeu começou em cima da colonização, no entanto, porque alguns países se saíram melhores que outros?! Como vc disse depois mesmo, Portugal entregou o ouro brasileiro a Inglaterra, mas enfim, o Brasil com o seu desenvolvimento atual, bom... já tá na hora de começar a desenvolver de verdade, e isso não é apenas tirar a população da pobreza e dar a comida e moradia necessárias, trata-se, em minha opinião, de prover essas pessoas com meios pelos quais elas mesmas possam buscar a própria alimentação e moradia, e não dependerem do governo.
Eu trato as bolsas assistenciais do governo em tom jocoso porque, infelizmente, não consigo vê-las de maneira séria. Penso que o valor investido nessas bolsas seria melhor aplicado em programas educacionais. O problema é que investir em educação no Brasil agora geraria resultados em no mínimo 20 anos, e não é isso que o PT procura. Ele procura resolver o agora, o que não gera o desenvolvimento que eu esperava.
Da mesma forma que eu usei o tom jocoso, vc também usou ao mencionar o meu exemplo de pessoas do facebook. Bom Nile, essas também são pessoas, pessoas com opiniões, ainda que não sejam tão versadas em política como vc talvez seja, mas creio que são pessoas com um mínimo de conhecimento, afinal deve-se conhecer algo para conseguir exprimir uma opinião sensata. Agora vc me dizer que "o Brasil que cresceu não é visto pelo mundinho do facebook"? Bom, eu não esperava isso de vc, que eu considero uma pessoa sem preconceitos, afinal, porque as opiniões das pessoas do facebook seriam menos importantes que qualquer outra? Só porque foram expressas por essa rede de relacionamento. E inclusive, eu só mencionei este exemplo porque o meu contato com brasileiros está bem limitado, principalmente para falar de política.
Quanto a questão da democracia, eu acredito sim que deva haver uma alternância de poder. Acreditei nisso durante as eleições da OAB do ano passado e acredito agora. Ironicamente, no jornal hoje eu vi o Hugo Chavez parabenizando a Dilma. Eu creio que vc não apoie o regime ditatorial venezuelano, mas vc é sensato o bastante para ver as semelhanças entre tais governos, disso eu tenho certeza. Ainda que os presidentes que vc citou tenham governado seus países por tantos anos, eu não creio que esta seja a situação brasileira. Vc mesmo sabe a aproximação cada vez maior do governo petista com regimes de presidentes como Chavez, Moralles e até o presidente iraniano. Essa aproximação misturada à realidade me dá medo mesmo, medo do futuro brasileiro. Medo da recandidatura do Lula.
Bom, vc pediu por um tréplica! haha. Provavelmente não vamos chegar a nada com essa discussão, mas é legal ouvir pontos de vista diferentes. É isso aí Nile, beeijos."
2 comentários:
Bom, fico satisfeito com sua resposta, prova que eu estou certo.
Quando você diz que acha que as pessoas devem ter condições de andar e viver dignamente, sem auxílio estatal, acho que então você concorda com o governo do PT. Eu te trouxe dados concretos: 15 milhões de empregos gerados, o que resultou em 36 milhões de brasileiros entrando na classe média. Isso não foi rebatido, porque fatos são incontestáveis.
Quando critico a mentalidade das pessoas do mundinho do Facebook, faço-o com muita razão. É gente de uma calhordice social, que acha que o Bolsa Família tira da pobreza. Quem pretende ser um cidadão de fato, não pode coadunar com a fome. O Bolsa Família atacou a fome, e sem prejuízo das pessoas andarem por conta própria, porque nunca se gerou tanto emprego.
Apesar de termos graves desiguldades sociais, pela primeira vez nosso IDH chegou no patamar alto, em 0,802. Isso não é divulgado na Veja e pela Globo, o que deforma a opinião de pessoas pretensamente esclarecidas, que acham que o PT trata os pobres para manter eleitorado: se esse for o racíocinio, é de quem não conhece o Brasil, porque o número de pessoas na miséria caiu em 28 milhões.
Eu lamento por essas suas opiniões conterem uma carga de preconceito social. A economia do Nordeste crescerá 15% esse ano, e não é com Bolsa Família.
Também lamento as críticas à política externa do Brasil. Segundo Chico Buarque, o Brasil de hoje "não fala fino com Washington, e nem grosso com a Bolívia e Paraguai". Verdade.
Esse país diversificou suas relações internacionais a tal ponto, que ganhou prestígio internacional pela sua autonomia e coerência. Sim, temos relações estratégicas com o mundo inteiro, não nos pautando pelos interesses dos EUA - você deveria ter orgulho desse novo país.
A propósito, qual país lançou bombas atômicas contra cidades indefesas? Uma mais difícil, qual país lançou fósforo branco contra a população civil em 2008? Dica, fez isso em Gaza. E a nossa imprensa nunca criticou as relações externas do país com EUA e Israel. E o deplorável, é a opinião esclarecida midiática, reproduzir discurso alheio, sem interesse de conhecer o outro lado. Ou seja, não há produção de opinião e nem de atividade intelectiva, porque reproduzir discurso da imprensa, um rádio faz com excelente autonomia funcional.
Eu tenho orgulho desse país. De um país que pela primeira vez teve um governo que olhou para os pobres, não mandando apenas cestas básicas na seca, mas tirando da pobreza.
As opiniões corriqueiras contra esse governo, amparadas pelo discurso da imprensa, se esfarelam quando se mostra os dados. É muito fácil, no nosso meio, reproduzir os discursos da imprensa.
Continuando, é gente da estatura de Mayara Petruso que tem esse tipo de "opinião".
Beijos!
yeeeeeeeeeeeeeeeey! Que legal eeeim!
ahushuahsuahushua!!
;*
Postar um comentário